XXXVI Forea é realizado em Viçosa na bacia do Rio Piranga


7 jun/2024

O município de Viçosa, na Bacia Hidrográfica do Rio Piranga, está sediando o 36º Fórum Regional de Educação Ambiental – FOREA. Nesta edição, o tema central é “A Interatividade e Conectividade Socioambiental”, além dos Eixos Temáticos: Coleta Seletiva e Recursos Hidráulicos”. Está participando do evento o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH Piranga), Carlos Eduardo Silva (Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais); o conselheiro Senisi Rocha (Instituto Soledade); Eduardo de Araújo (Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM); Ulisses Bifano (UFV).

O encontro tem como objetivo debater a importância da educação ambiental nas escolas e na sociedade, surgindo como uma proposta educativa, dialogando com os saberes, as teorias e as tradições educacionais, que buscam superar a dicotomia entre a natureza e a sociedade.

“Receber o FOREA na Bacia do Piranga é um privilégio para nós ainda mais na Semana Mundial do Meio Ambiente. Vamos sair daqui melhores do que chegamos. Precisamos mudar a realidade com a educação ambiental e o comitê vai se dedicar intensamente a essa temática, pontua o presidente do CBH Piranga, Carlos Eduardo Silva.

O FOREA é uma forma abrangente de educação, que se propõe a atingir todos os cidadãos num processo pedagógico participativo permanente. Também procura desenvolver a formação de uma sociedade consciente e responsável em relação ao meio ambiente.

“São dois dias dedicados à Educação Ambiental, com palestras e oficinas bem ricas que nos permite um grande aprendizado. É muito importante participarmos e colocarmos em prática para que a Educação Ambiental ganhe ainda mais força”, destaca Senisi Rocha.

O analista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM e membro do CBH Piranga, Eduardo de Araújo foi um dos palestrantes do primeiro dia do encontro, com o tema: “A Educação Ambiental com Foco na Gestão dos Recursos Hídricos”. Dentre os assuntos abordados, Eduardo destacou o que está sendo feito na Gestão de Recursos Hídricos em termos de Educação Ambiental. “Temos orientação pela resolução 98 do Conselho Nacional para desenvolver a Educação Ambiental no âmbito da bacia hidrográfica junto com os Planos e como o Doce é a Bacia Hidrográfica que tem o melhor Plano Integrado de Recursos Hídricos do Brasil, precisamos fazer aqui a melhor Educação Ambiental”, destaca.