Diretoria do CBH Piranga é reeleita para o biênio 2025/2027


21 out/2025

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH Piranga) realizou no dia 9 de outubro a 32ª Reunião Extraordinária, que empossou a Diretoria Executiva para o mandato de 2025 a 2027. Carlos Eduardo Silva foi reeleito para a cadeira de presidente do colegiado. Todo o processo eleitoral foi acompanhado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

 

Na eleição da diretoria, conduzida pela comissão eleitoral, foi inscrita, habilitada e eleita por aclamação uma única chapa para assumir a liderança dos trabalhos do colegiado. A nova diretoria, iniciará suas atividades no dia 18 de outubro, com a seguinte composição: Presidente, Carlos Eduardo Silva (Poder Público); vice-presidente, Wanderci dos Reis Gomes (Sociedade Civil); secretário, Luiz Cláudio de Castro (Usuários); e secretário adjunto, Francisco de Assis (Poder Público Municipal).

Diretoria destaca o compromisso com a continuidade das ações em andamento 

Durante a posse, a diretoria reeleita destacou o compromisso de manter a união entre os membros e ter mais proximidade com a sociedade civil nas ações e planejamentos do comitê.  Além disso, ressaltaram a importância de dar continuidade aos projetos voltados para saneamento básico e proteção de nascentes, dentre outras ações, previstas no plano de trabalho.

Reeleito para o cargo de presidente, Carlos Eduardo Silva enfatizou o desafio de colocar em prática o trabalho de diagnóstico desenvolvido pelo comitê em prol da melhoria da qualidade e aumento da disponibilidade hídrica. “É um desafio muito grande dar seguimento a ações que iniciamos lá atrás. Temos certeza e esperança de que essa diretoria terá liberdade para discutir as melhores ações para a bacia. Além disso, nesse novo período de mandato, será importante o acompanhamento da implantação dos Programas Rio Vivo, PROTRATAR e demais ações previstas no PDRH Piranga e hierarquizadas Plano de Aplicação Plurianual”, afirmou.

Nos próximos dois anos, Carlos Eduardo afirma que a diretoria reeleita se propõe, com o apoio dos demais membros do CBH Piranga, a acompanhar a condução do Programa de Saneamento da Bacia do Rio Doce em relação ao Acordo de Mariana. “Tivemos uma agenda recente em Belo Horizonte para tratar sobre os recursos da repactuação na bacia do Rio Piranga, que foi a mais impactada pelo desastre em Mariana. É um compromisso dessa gestão acompanhar essa pauta”, afirmou.

 

Representando a sociedade civil, o vice-presidente  reeleito, Wanderci dos Reis Gomes destacou a união da atual diretoria para dar seguimento às ações previstas no plano de trabalho. “Essa união fará com que tudo que estamos almejando para este território seja realidade”, pontuou.

O secretário adjunto Francisco de Assis, chamou a atenção para as ações mobilizadoras dentro da Bacia. “Precisamos focar na comunicação, tanto para o público interno quanto para o público externo e, ao mesmo tempo, mobilizar e sensibilizar mais pessoas fora do comitê. Temos representação na CTCEA do CBH Doce e me coloco à disposição para todas as discussões”, concluiu.


O CBH Piranga

O CBH Piranga é considerado o parlamento das águas e é composto por representantes da sociedade civil, poder público e usuários – ou seja, aqueles que utilizam a água do rio para consumo próprio ou em atividade produtiva. Assim, a partir de diferentes visões, promove o diálogo em torno de um interesse comum: a garantia de acesso à água em seus usos múltiplos. 

 

Ele tem poder de Estado e atribuição legal de deliberar, de forma compartilhada e descentralizada, sobre a gestão da água nas respectivas áreas de abrangência. Foi instituído em 20 de dezembro de 2002, por meio do Decreto Estadual n° 43.101, com base na Lei Estadual Nº 13.199, de 29 de janeiro de 1999, passando a integrar o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.


Nenhum comentário

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Sorry, the comment form is closed at this time.